Câmara homenageia personalidades que agora darão nome a ruas.

22/09/2023

Na semana passada, um evento especial aconteceu na cidade de Rondinha, que trouxe à tona a história e o reconhecimento a figuras notáveis que contribuíram para o desenvolvimento deste município ao longo dos anos. O destaque da noite foi o Projeto de Lei 039/2023, que segue os passos do Projeto de Lei 3052/2018, autorizando a nomeação de ruas em homenagem a indivíduos que deixaram um legado significativo para a comunidade de Rondinha. Esta iniciativa, que envolveu escolas, diretores e vereadores, buscou celebrar a memória daqueles que moldaram a cidade e fizeram dela um lugar especial para se viver. “A trajetória desses homenageados foi marcada pelo amor à cidade de Rondinha. Tornando-se pessoas ímpares que por sua vez realizaram seus trabalhos como na área da educação, saúde, infraestrutura e cultura. Sempre com compromisso e dedicação em uma época em que o contexto socioeconômico era muito diferente dos dias atuais. Então, se a gente pegar o histórico dessas pessoas aí que que foram indicadas, temos o primeiro prefeito de Rondinha, temos subprefeito, temos professores, professoras e pessoas ligadas bastante à saúde e à parte religiosa, pessoas que acreditavam bastante no potencial de Rondinha e vieram para construir a sua história. E eles deixaram a marca deles aqui”, enfatizou o presidente da câmara, Dirceu Domingos Romani.

A genealogia do Projeto de Lei 039/2023

O Projeto de Lei 039/2023 é uma continuação do Projeto de Lei 3052/2018, que estabeleceu as bases para a nomeação de ruas em Rondinha em homenagem a figuras notáveis da cidade. Esse projeto foi um marco importante na valorização da história local e na preservação das memórias daqueles que desempenharam um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de Rondinha. O novo projeto, apresentado na noite memorável, busca dar continuidade a esse importante legado.

A Escolha dos homenageados

Uma das características mais comoventes do Projeto de Lei 039/2023 foi o envolvimento das escolas locais e dos diretores no processo de seleção dos homenageados. Em um gesto de reconhecimento e gratidão, essas instituições foram convidadas a indicar pessoas cujas vidas e obras mereciam ser celebradas. Esse processo revelou indivíduos que deixaram um impacto duradouro em Rondinha, abrangendo diversas áreas de atuação, como educação, saúde, infraestrutura e cultura.

As pessoas homenageadas

Os homenageados pelo Projeto de Lei 039/2023 representam uma variedade de setores e trajetórias de vida que marcaram a história de Rondinha. Entre eles, encontramos o primeiro prefeito da cidade, cuja liderança visionária ajudou a moldar os alicerces do município. Também são homenageados subprefeitos que contribuíram significativamente para o crescimento local, professores e professoras que moldaram gerações de jovens, além de indivíduos ligados à saúde e à religião, que desempenharam papéis essenciais na comunidade.

São eles: Armindo Silvestri; Ana Duranti Orio; Égide Orio Silvestri; Alice Krzyzanski; Sebastião Calza; Armindo Lunardi; Edith Westphalen Schramm; Júlia Cauz Pertuzzatti; Ângela De Carli.

Compromisso e Dedicação em uma época desafiadora

É importante ressaltar que os homenageados enfrentaram desafios consideráveis em uma época em que as condições socioeconômicas eram muito diferentes das atuais. No entanto, o que os uniu foi o amor profundo por Rondinha e o compromisso incansável em tornar a cidade um lugar melhor para todos os seus habitantes. Suas contribuições nos setores da educação, saúde, infraestrutura e cultura ajudaram a pavimentar o caminho para o município que conhecemos hoje.

Um legado que perdura

A noite em que o Projeto de Lei 039/2023 foi apresentado marcou não apenas a celebração dos homenageados, mas também a valorização da rica história de Rondinha. Graças aos esforços incansáveis desses indivíduos, o município se tornou um lugar onde as pessoas desfrutam de uma qualidade de vida excepcional. Suas histórias e legados permanecerão vivos, lembrando a todos que a história dessas pessoas jamais será esquecida.

Conclusão

O Projeto de Lei 039/2023 e a cerimônia que o acompanhou representaram um momento de profundo respeito e reconhecimento àqueles que ajudaram a moldar Rondinha. A cidade é o que é hoje devido às contribuições desses homenageados e à dedicação de seus antepassados. À medida que essas ruas ganham novos nomes em homenagem a figuras notáveis, a memória daqueles que construíram o alicerce da comunidade continua a ser honrada e preservada, garantindo que suas histórias perdurem para as futuras gerações. Rondinha é, e sempre será, um lugar especial graças ao legado deixado por esses indivíduos ímpares.

Fonte: Eduardo Nervis Krais – Jornal Folha da Produção

Acesse: https://www.rondinha.rs.leg.br/