Festa do porco no rolete e concurso de vinhos reuniu centenas de pessoas

08/07/2017

No sábado dia 08 de julho foi realizada na comunidade de Lajeado Seco Caravágio a 11ª Edição da Festa do Porco no Rolete e 12º Concurso Municipal de vinhos branco e tinto. A expectativa dos organizadores foi confirmada pela presença de mais de 700 pessoas que marcaram presença no evento, saboreando suínos assados no rolete, complementados por saladas e outros pratos. Para coroar o evento um excelente vinho de vários sabores produzido pelos produtores locais participantes complementou o jantar. Rondinha ocupa atualmente a 4ª posição no ranking estadual na produção de suínos com 191.299 suínos terminados no ano de 2016; na área de vitivinicultura são 35 hectares produzindo uvas para o comércio, seja in natura ou pela produção de vinhos.

Uma equipe de profissionais formados por enólogos e técnicos da área; conhecedores da qualidade de vinhos tiveram o papel de avaliar a qualidade dos vinhos concorrentes nas categorias participantes e durante o evento foram divulgados os vencedores. A equipe avaliadora destacou que todos os vinhos são de excelente qualidade e cada uma dos 09 produtores participantes totalizando 16 vinhos receberam premiações em cada categoria.

Classificação do Concurso de Vinhos:

Categoria Vinho Branco Seco:

1° lugar: Mansueto Carbonari

2° lugar: Luis Angelo Donassolo

3° lugar: Oldanir Donassolo

Categoria Vinho Tinto Seco:

1° lugar: Dalmo Ório

2° lugar: Luis Angelo Donassolo

3° lugar: Célio Perin

Todos os participantes irão ganhar mudas de videiras certificadas pela Embrapa, do viveiro de Vacaria. Os produtores que ficaram em 1° e 2° lugares ganharam Curso de Vinificação Módulos I e II, que será realizado em março de 2018, em Caxias do Sul, no Centro de Treinamento da Emater - Fazenda Souza. E também foi sorteado o curso para um dos participantes do concurso, sendo o contemplado Sr. Paulo Gerevini.

Além do Prefeito Municipal Ezequiel Pasquetti, também usaram da palavra; o representante da Gerência Regional da Emater, Leonir Bonavigo e a Sra. Leda Longhi, representando a Comunidade e Clube de Mães local.

Todos enfatizaram em suas manifestações, a importância da atividade da suinocultura e da vitivinicultura para o município, região, estado e país, sendo importante gerador de desenvolvimento para as famílias rurais, diversificando a matriz de produção e proporcionando a geração de maior riqueza e qualidade de vida das famílias dos setores envolvidos.

O Prefeito Ezequiel Pasquetti cumprimentou o entendimento e união das entidades organizadoras do evento, em especial a comunidade de Lajeado Seco Caravágio pela excelente organização; destacou ainda em sua fala que a área de produção vem crescendo e se fortalecendo possibilitando também que novas famílias rondinhenses trabalhem a diversificação; seja com parreirais ou com a suinocultura, para que conseqüentemente possam melhorar sua qualidade de vida, produzindo mais e melhor, gradativamente, desenvolvendo ações em parceria com entidades parceiras municipais.

O evento foi organizado pela comunidade de Lajeado Seco Caravágio, Clube de Mães, Administração Municipal, (Secretarias de Agricultura e Educação), ACSURS e Emater.

Acesse: http://www.diariors.com.br/site/cidades/rondinha/21726-rondinha-festa-do-porco-no-rolete-e-concurso-de-vinhos-reuniu-centenas-de-pessoas-2.html